quarta-feira, 21 de abril de 2010

Biologia: dos componentes celulares às populações

Simplificadamente, podemos considerar a biologia como o estudo da vida. Porém, até onde vai o conceito vida? Para biólogos, do interior de micro-estruturas até a imensidão do espaço. Devido a sua grandiosidade e (talvez) infinidade de possibilidades nela existentes, descobertas antigas ou outras que se encontram ainda no início de seu processo de desenvolvimento, a Biologia foi divida por aqueles que a estudam, a fim de facilitar sua compreensão. Dentre seus ramos, podemos destacar a biologia molecular e celular, a genética, a zoologia e a botânica.

No nível da célula, estas centenas de trilhões de micro-partículas que compões toda matéria orgânica do planeta, pode-se estudar tanto a biologia molecular, que engloba os ácidos nucléicos (DNA e RNA), proteínas e suas reações localizadas no interior da célula, os quais são fundamentais para o funcionamento de todo ser vivo; quanto à celular, voltada para as suas estruturas - organoides, núcleo e membrana plasmática. Essas áreas, bem como a genética, tornaram-se possíveis de serem conhecidas apenas a partir do surgimento de microscópios óticos, e sua real compreensão advém da tecnologia contida nos avançados microscópios eletrônicos, ou seja, estudos do século XX. A genética, parte da ciência que estuda as características dos seres vivos através dos genes e da hereditariedade, ainda que principiada por Gregor Mendel e seus experimentos com ervilhas no ano de 1865, pode expandir-se por meio de descobertas acerca o DNA, outra vez no século XX. Nunca antes esta parte da ciência fora tão inteligível, com pesquisas inimagináveis outrora, como o Projeto Genoma e as células-tronco.

Todo este conjunto de nanoestruturas origina os seres vivos, de bactérias não-visíveis a olho nu aos cordados de sistemas extremamente complexos. Entram aí as áreas biológicas da botânica e zoologia, esta voltada ao reino animal e aquela, ao vegetal. Atualmente, são assuntos em voga: muitos biólogos voltaram suas atenções a como o homem vem alterando a ordem natural da Terra e que tem como consequência o desaparecimento de espécies, vegetais ou animais. Através de seus estudos podemos ter consciência do impacto ambiental causado pela maneira abusiva com que utilizamos os recursos naturais e, assim, mudarmos nossas atitudes frente ao planeta.

Dos componentes celulares a enormes populações, em todo o complexo sistema com que funciona a vida, seja num indivíduo ou no conjunto de reações, existe Biologia. Todos os seres vivos nascem, vivem e morrem, reproduzem-se, passam suas características a diante através do DNA, relacionam-se entre si. E é graças às ciências biológicas que o ser humano é passível de apreender todo este conhecimento.


(Comentários feitos em Camila Fernandes, Sophia Borba e Michele Citolin - Clicando sobre o nome, será possível visualizar o comentário.)

4 comentários:

  1. Apesar de a biologia ser dividida em várias áreas, estas são tão complexas quanto aquela. E mesmo depois de tantas descobertas revolucionárias nesse campo, como a de Mendel, a curiosidade do homem não cansa, e as ciências biológicas continuam evoluindo incessantemente.

    ResponderExcluir
  2. A respeito do desenvolvimento das ciências biologias – mais especificamente a evolução da genética – é importante salientar que tal desenvolvimento tem sido imprescindível para o progresso da medicina, e que vem ajudando a salvar muitas vidas nos casos de doenças hereditárias e de má formação genética.

    ResponderExcluir
  3. Simples e objetivo, esse artigo falou tudo de forma completa. Fiz algumas reflexões enquanto lia o texto, percebi que o século XX realmente foi o que impulsionou e revolucionou a ciência, através da biologia e outros ramos. Fiz a comparação entre as células de estrutura primitiva e nós, os cordados de sistema super complexo. E com relação aos assuntos mais recentes que giram em torno dos avisos(desagradaveis) que o nosso planeta vem emitindo, gostaria de lembrar que a ecologia tem enorme importância para encontrar soluções e amenizar, retardar esses problemas e talvez até salvar o mundo(hehe, eu acredito). É por essas e outras que eu sonho em ser bióloga desde pequena. Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  4. realmente, esse artigo falou tudo de forma completa, mas achei interessantíssimo a parte que se fala que "Todos os seres vivos nascem, vivem e morrem, reproduzem-se, passam suas características a diante através do DNA, relacionam-se entre si" é incrível, mas se pararmos pra pensar, sem os estudos das ciências biológicas não haveria todo este conhecimento em relação a nosso ciclo de vida inteiro, a biologia está presente desde o inicio da nossa vida ao fim, e ainda sendo utilizada em praticamente todas as horas do nossos dias-a-dias. E o importante é que com os estudos cada vez mais avançados, conseguimos obter uma vida mais prolongada e saudável.

    ResponderExcluir